quinta-feira, outubro 19, 2006

Não posso adiar o coração

Teve ontem lugar, no Teatro D. Maria II, em Lisboa, uma homenagem a António Ramos Rosa. O poeta, reconhecido pela obra e tido por muitos como um dos maiores na literatura nacional, comemorou 82 anos.
E porque me parece que a melhor homenagem a um poeta é ler e amar a sua poesia, aqui partilho um dos seus poemas:

Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob as montanhas cinzentas e montanhas cinzentas

Não posso adiar este braço
que é uma arma de dois gumes amor e ódio

Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação

Não posso adiar o coração.

António Ramos Rosa

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Realmente adiar o amor é um erro...adiar o que sentimos e por vezes tentamos esconder...há sentimentos que não podemos adiar, mas tentas vezes o fazemos pelo lado prático da vida...

um abraço
brisa das palavras

10:56 da tarde  
Blogger My Mind said...

É bem verdade. Esse lado prático pesa muito...pesa-nos demasiado, parece-me.A certa altura cansa-nos o corpo e a alma,por inteiro.

A folha e o fruto sabem quando nascer e cair para ser colhidos...
Assim, o meu coração saberá reconhecer os sinais e o momento do inadiável...Assim espero!
Abraços

5:49 da tarde  
Blogger Sílvia said...

Considero a vida uma passagem onde se tem que demorar até que chegue a diligência do abismo.Adiar o coração é adiar a oportunidade de sermos felizes, até porque não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram *

Um grande beijinho Cila **

2:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home