quinta-feira, setembro 21, 2006

Instantes



Instantes

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria mais tolo ainda do que tenho sido; na verdade, bem poucas pessoaslevariam a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplariamais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a maislugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria maisproblemas reais e menos imaginários. Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida. Claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos - não percas o agora. Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve. Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera a continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente. Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.

De Nadine Stair - Atribuído a Jorge Luís Borges (1899-1986)

5 Comments:

Blogger Unknown said...

E a vida não é um constante recomeço?

3:18 da manhã  
Blogger Anonyma said...

Não esperes pelo amanhã ou por uma outra vida para viveres...podem não existir.
Vive e ama hoje como se amanhã fosse o teu última dia.
Frases feitas.
Talvez Mind!
Mas sabes Mind...perdi muitos amanheceres, muitas quedas da folha, muitos instantes com gente que amo e que nunca o souberam. Demasiados.
Hoje danço na chuva, apanho folhas caídas, ando descalça sempre que me dá prazer, vejo muitos mais amanheceres e digo muito mais vezes amo-te...
E sabes? Sou mais feliz!

2:17 da tarde  
Blogger Mente Assumida said...

Contra-argumentando... ;)

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer menos erros.
Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer os mesmos erros. Aprendi que me fartei com eles. Hoje sou MAIOR.

Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Não tentaria ser perfeita. Nunca tentei. A perfeição não existe no Homem. Buscar a perfeição é uma imperfeição. :)

Seria mais tolo ainda do que tenho sido; na verdade, bem poucas pessoas me levariam a sério.
Bastar-me-ia ser igualmente tola para igualmente não ser levada a sério. Suponho, então, que vou no bom caminho! :)

[...]

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida.
Não sou (nem quero ser) uma dessas pessoas. Se errei é porque fui insensata e gosto muito do dolce far niente, para o bem e para o mal. Vivi e vivo como acredito que é o melhor. Sempre o melhor, nunca o perfeito.

Claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Mesmo que tal fosse possível, se todos os momentos fossem bons haveria sempre uns melhores do que outros. E os menos bons passariam a ser os maus "dentro do género", como soi dizer-se. Negar o crescimento dos ditos "maus momentos"? Chegaria ao fim da vida infinitamente mais pobre. Definitivamente, não vou por aí.

Porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos - não percas o agora.
Não percas o "agora", mas lembra-te que o "agora", amanhã será o "ontem". Viverás bem com o teu "agora" quando ele for "ontem"? Para mim, a verdadeira sabedoria está em viver o "agora", o "ontem" e o "amanhã", indissociavelmente. Porque o "agora" só é "agora" neste momento, e a vida, tal como Borges diz, é feita de momentos. Só que nem sempre do momento presente. Parece óbvio, não é?

[...]

Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.
Tenho menos de 30 anos e sei que estou morrendo. Todos os dias estou vivendo para morrer. Por isso tento viver o melhor possível comigo mesma e com os outros, porque um dia (também num momento que faz parte da vida, ironicamente) chega o meu segundo (como alguém escreveu) e para partir serenamente tenho de saber que fiz tudo o que estava ao meu alcance não somente para eu ser feliz, mas para fazer o outro feliz. E já agora, que fiz tudo o que me era possível para amar mais e melhor, sempre mais e melhor, mesmo que não o diga ou não o saiba dizer.

Bom fim-de-semana. Um abraço.

4:48 da tarde  
Blogger z. said...

Passei por aqui , a caminho de qualquer coisa. Encontrei uma excelente desconstrução de um texto que atribuem a Borges, feito pela mente assumida. Nesta minha deambulação, valeu a pena parar por aqui.

5:19 da tarde  
Blogger o alquimista said...

Olá passei por aqui e achei um encanto o teu espaço, volto se não te importares...

beijo

1:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home